O- Juventude Ayahuasqueira da Porta do Sol - é a articulação jovem do Centro de Estudos Xamânicos de Expansão da Consciência Porta do Sol. Surgiu inicialmente da necessidade dos jovens de convivência e reflexão sobre a relação do desenvolvimento da consciência e seus desdobramentos na vida cotidiana na cidade de São Paulo.
Tem como frente de ação uma Banda Coral performática (que toca, canta e dança em instituições de caridade, hospitais e eventos artísticos), o CINEXAMÃ (cineclube que exibe e debate filmes correlacionados aos temas da brasilidade, espiritualidade e xamanismo), a Frente do Meio Ambiente (que atua em reciclagem de lixo, plantio de árvores em rede com outros grupos, visitas às reservas florestais), a Frente de Ética (participa de Fóruns como o Fórum Social São Paulo do Fórum Social Mundial, oferece palestras sobre Ética a grupos de jovens, adolescentes e crianças), entre outras frentes. Participam desse coletivo, 160 jovens e tem a Coordenação geral de Carlos Henrique Guimarães (28 anos), Rafael Lemos (28 anos) e Carolina Nagayoshi (23 anos).

Veja a página do JÁ no site da Porta do Sol! 






MANIFESTO DO JÁ de 2007



Irmanados pelo amor e pelos segredos compartilhados na força, formamos uma nova família planetária com raízes em nossa floresta amazônica. Brasil, berço de uma nova geração de pensamentos, comportamentos e lideranças, país nosso que se estende por este continente de muita história esquecida e conhecimento ignorado.

Chegamos à luz do novo amanhecer. O planeta clama por novos rumos e por sua salvação. É hora de firmarmos compromisso como ecléticos irmãos de fé e construirmos nosso futuro à luz da sabedoria superior, transformando os cenários atuais.

A força da floresta chegou nas metrópoles. E nós, jovens das diversas correntes, mas da mesma egrégora (da força da floresta), temos o privilégio de estar logo cedo diante deste conhecimento.

Mas se não vivemos nas florestas, e estamos inseridos na urbes com nossos trabalhos, amigos, desafios, diferenças e cotidianos, como lidar com isso? Qual nossa função nesse início da nova era?

Profundas transformações ocorreram em nossas vidas desde que tomamos este sacramento. Temos portais abertos diante de nós que nos levam ao autoconhecimento, nos tornando seres humanos melhores a cada dia.

O que fazer com esse saber? Como agir diante das atuais circunstâncias para contribuirmos com a construção de um mundo melhor? Como estender nossas transformações pessoais às relações entre os homens e o nosso planeta? Como estar a serviço da força para o bem da humanidade e para a preservação da natureza? Como podemos nos amparar diante de tanta mudança? Como construirmos juntos nossa identidade enquanto povo brasileiro?

Queremos criar e fortalecer uma corrente permanente de jovens que compartilham desta experiência de supraconsciência, para desenvolvermos um pensamento e um plano de ações conjuntas.

Sabemos que estamos sendo guiados pelo poder superior para promovermos as mudanças necessárias à sustentação da vida neste planeta. Acreditamos existir uma responsabilidade comum a todos que estão envolvidos na senda espiritual e isso nos une nesse caminho.

Convidamos todos os jovens que tomam este sacramento: jovens ayahuasqueiros, jovens daimistas, jovens da UDV, da linha unificada, das correntes independentes e dos povos indígenas, para estabelecermos uma corrente de ação e reflexão contínuas sobre questões que nos tocam enquanto jovens iniciados nos mistérios da rainha da floresta, tendo em vista estendermos os elos dessa corrente pelo Brasil inteiro e mais adiante pelo mundo todo, unidos por esta força para um mundo melhor.

Estamos organizando encontros e fóruns específicos, viagens, visitas, intercâmbios, ações pontuais, intervenções conjuntas, meditações, estudos, festas diferenciadas, entre muitas outras coisas que nos interessem.

Tomemos como inspiração as histórias dos nossos antepassados, como a do Mestre Irineu que lutou a vida toda para estabelecer uma nova linha de trabalhos espirituais, que levasse o homem a ser maior conhecedor de si mesmo, se firmando como cidadão de um país como o Brasil, novo, mas cheio de garra e com tudo a fazer para nos fortalecermos enquanto povo unido. Mestre Gabriel e Daniel, padrinho Sebastião, entre tantos outros que souberam administrar essa força recebida dos céus para fortalecer as bases de amor, justiça e paz neste país e no mundo.

Este é o convite que fazemos. Partindo dos sagrados ensinamentos, somando nossas forças e nossas lideranças poderemos descobrir e construir uma nova nação juntos, agora - JÁ; com seres humanos melhores e mais responsáveis. Com arte, graça e beleza, com amor, paz e justiça, com igualdade, respeito e comunhão.

Sob a orientação da força superior e conectados ao coração da mãe terra saberemos o que fazer na hora certa e no lugar certo.
Começamos JÁ!

Juventude Ayahuasqueira - Núcleo da Porta do Sol.
São Paulo, 25 de fevereiro de 2007.